quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Será o Homem um Ser Racional?






Para nós, ser racional é ter a capacidade de pensar, de raciocinar, de decidir, de ver as coisas com clareza e de distinguir. O Homem, sem dúvida nenhuma, é um ser racional. Mas será que ele é sempre racional?

Bem, de certa forma o Homem não passa de um animal, com características selvagens, adaptados a uma certa sociedade. O que distingue o Homem das outras espécies é a sua capacidade de atribuir significados, sentidos às acções, criar vínculos de maneira natural e o poder de sentir sentimentos e emoções.

Nos últimos tempos temos assistido a acções do homem que nos levam a pensar se ele será sempre racional. Acções que vão da simples ausência de respeito para com outro Ser Humano a actos como retirarem a vida a outro Ser, passando pela violência contra mulher e crianças.

Não consigo imaginar um ser racional, um ser com consciência a retirar a vida a outro ser da mesma espécie ou até mesmo retirar a sua própria vida. Como é que um ser racional consegue pensar com clareza e decidir retirar a sua vida? Comparando com os animais selvagens, eles matam animais da mesma espécie por necessidade. Os animais em geral não pensam, agem instintivamente. Com certeza que os Seres Humanos que referi em cima, são autênticos animais que falharam a sua integração na sociedade que estão integrados.

Para concluir, nem todos os Seres Humanos têm a capacidade de serem racionais. Pensamos tanto em ser racionais, mas a racionalidade afecta-nos tanto que nos tornamos irracionais.

Pedro Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário